Reflexões sobre a Ruptura

Debates sobre a conjuntura, dedicados a refletir sobre os efeitos da ruptura política recente – produzida pela instauração de um governo provisório de direita  – sobre os direitos sociais, culturais, étnico-raciais, sexuais, de gênero e ambientais. Os debates, abertos à toda comunidade, serão realizados pelos alunos do PPGCS com base em seus projetos de doutorado e na indicação de documentos recentes sobre cada tema.

 

ATIVIDADE DE GREVE DA TURMA DE TEORIA E METODOLOGIA EM CIÊNCIAS SOCIAIS (CS661) DO PPGCS

Os estudantes da turma de Teoria e Metodologia em Ciências Sociais do PPGCS (2016.1) consideraram fundamental respeitar a decisão tomada no âmbito da assembleia de alunos da pós-graduação do IFCH (11.05.2016), de paralisação temporária das atividades curriculares. Esta também foi a minha posição, baseado inclusive nas deliberações tomadas pela reunião de professores realizada na semana passada, de apoio às reivindicações de alunos da graduação e da pós-graduação.

Todos consideramos fundamental também que tal paralisação das atividades curriculares (mesmo na eventualidade de uma greve) viesse acompanhada de uma agenda de ocupação da Universidade, com atividades abertas à toda comunidade, de forma que a turma possa contribuir para uma reflexão sobre a atual conjuntura política e social.

Assim, foi acordado que em nosso encontro da próxima semana, quinta feira, das 14 às 17hs (e nas quintas seguintes, dependendo da continuidade do movimento), a turma realizará um debate aberto à comunidade dos resumos dos seus projetos de pesquisa, mas acrescentado a eles um breve apontamento sobre as possíveis mudanças que a atual conjuntura de ruptura governamental e de projeto político implicarão para os seus respectivos campos de pesquisa.

Para isso, os estudantes apresentarão um resumo de três a quatro páginas sobre o seu projeto atual, acompanhado de uma seleção de notícias ou documentos (de preferencia com os links para seus repositórios on-line) que ajudem a situar suas reflexões sobre as mudanças da conjuntura. Depois do debate, cada estudante deverá apresentar uma breve relatoria do debate proporcionado pelo seu material, que também deverá ser compartilhado coletivamente.

jma

Os Debates:

(Sala de Projeção)

Dia 23/06:

DAS 9HS ÀS 10:30

DAS 10:30 ÀS 12HS

  • Carolina – A criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater): um estudo de redes e políticas de desenvolvimento rural no Brasil.
  • David “E no ano que vem em Havana!”: diásporas e suas dinâmicas entre Miami e Havana”.
  • Domila do Prado Pazzini – Estudo de famílias transnacionas no Brasil

Dia 09/06:

Das 9 as 10:30:

Das 10:30 as 12hs:

Dia 19.05.2016:

Das 14 às 16hs:

Das 16 às 18hs: