Mais sobre antropólogia

César nos deu muito coisa para pensar em ambos os postings.  Primeiro, acho que a distincção entre antropólogia e sociologia bem interessante.  Diferente do que Brasil onde sociologia está usando métodos qualitativo mais como antropólogia, nos EU, sociologia usa muito de estátistica e opinião pública, mesmo que estuda os da fora (os que são “diferentes”).  Ver por exemplo o novo livro de Stanley Bailey, Legacies of Race: Identities, Attitudes, and Politics in Brazil (Stanford Press 2009).

Tenho mais uma pergunta sobre a questão que eu coloquei antes sobre antropólogos com compromisso de ajudar os negros e índios.  César corretamente apontou aos diferenças entre dois campos dos antropólogos, mais ainda gostaria de saber se os mesmos antropólogos que tomam a posição contra ação afirmativa e o Estatuto da Igualdade Racial na realidade são também contra o reconhecimento dos quilombos.  Eles acreditam na assimilação dos índios?   Então, acho que as diferenças pode ser visto com alguma delicadeza.

Jan French

Deixe um comentário

